DIE-CAST

Die-cast é o termo popularmente atribuído a modelos de carrinhos em miniatura fabricados em diversas escalas de metal injetado. O nome é derivado do processo de produção por fundição injetada, também conhecido como fundição sob pressão.

Há anos, brinquedos em miniatura feitos em metal injetado são oferecidos em coleções por grandes marcas como Greenlight, California (M2 Machines), Matchbox, Corgi, Maisto, Hot Wheels, Johnny Lightning, Jada, Auto Art, Kyosho, entre outras. Elas produzem modelos de automóveis, motocicletas, veículos militares, aviões, soldados em diversas escalas.

Miniatura 1/64 da M2 Machines
As medidas usadas nestes modelos são bastante variadas, mas, usualmente, alguns padrões como 1/18, 1/24, 1/43 e 1/64 são mais habituais no mercado.


No processo de die-casting, uma liga de metal fundido é injetada a alta temperatura em um molde e retirada depois de solidificada para obtenção do produto final. Devido às suas características, é um método adequado para a produção de grandes quantidades de peças idênticas, que demandam alto grau de precisão em detalhes reduzidos. O zinco é um dos materiais mais utilizados neste processo, especialmente em combinação com alumínio, magnésio, níquel ou cobre, formando ligas variadas conhecidas como Zamak (ou Zamac).

Veja mais miniaturas na escala 1/64 - 1/43 - 1/24 - 1/18

Die-Cast. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em:. < http://pt.wikipedia.org/wiki/Die-cast > Acesso em: 05/05/2015.

Comentários

Miniatura ônibus coletivo via sul
Mini Oficina
Clique para acessar o site da MiniOficina
Mini Oficina
Mini Oficina