Hoje inicio a montagem de um kit especial que adquiri recentemente no Mercado Livre. Trata-se de um modelo antigo (de 1987) do Jaguar XK-E na escala 1/8, um modelo bastante raro de se encontrar aqui no Brasil. O vendedor me informou que adquiriu o kit nos Estados Unidos há alguns anos, mas por falta de tempo, não conseguiu montá-lo. Este será o meu primeiro projeto nesta escala, e estou ansioso para começar.
Logo de início, o kit impressiona pelo tamanho imponente da carroceria e pela quantidade significativa de peças, estimadas em cerca de 200.
O manual de instruções deste kit apresenta uma abordagem diferente daquela com a qual estamos habituados nos kits de escala 1/24. Na maioria das peças, a marcação está localizada na própria peça, na parte de trás. Abaixo, está a primeira parte do manual para referência.
03/04/2017 - Como de costume, comecei pela carroceria. Optei por um tom de vermelho ligeiramente mais escuro do que o indicado na caixa, chamado Vermelho Clássico. Abaixo, apresento as três etapas do processo de pintura: 1 - Separando as peças a serem pintadas, 2 - Aplicando o primer (fundo), e 3 - Aplicando a tinta e o verniz automotivo (utilizei tinta poliéster e verniz bi-componente).
14/04/2017 - A primeira seção do manual de instruções (imagem acima) detalha a montagem do motor. Ao consultar fotos das peças no Google, pude realizar uma pintura que se assemelha à original do carro.
03/05/2017 - Aqui mostro o resultado dos passos 3, 4 e 5 do manual:
26/06/2017 - Seguindo os passos do 8º ao 13º do manual, procedi com a montagem do interior, incluindo o painel e o volante, além da suspensão traseira.
Observação: No painel de instrumentos, que compreende o velocímetro e o conta-giros, optei por colar uma foto retirada da internet. Imprimi, recortei e colei essa imagem, já que o adesivo original fornecido com o kit era muito simples.
Os amortecedores com duas pequenas molas funcionam apenas na parte dianteira, como é possível ver no vídeo.
02/08/2017 - Os últimos passos da montagem incluíram a fixação da carroceria, das portas e das rodas dianteiras.
![]() |
esquema de adesivos que achei no Google |
06/08/2017 - Para finalizar, fixei os para-choques, os limpadores de para-brisas, as lanternas, o capô e as calotas das rodas. Observação: Os vidros sobem e descem girando a manivela das portas, no entanto, algumas peças descolaram algumas vezes.
Considerações finais: Este foi um dos kits mais desafiadores que já montei. Isso se deve à grande quantidade de peças (aproximadamente 200) e ao fato de ser um kit antigo, o que resultou em algumas peças deformadas. Também observei que faltaram alguns detalhes importantes no modelo, como alguns fios e pequenos detalhes no motor, que precisei adicionar manualmente.
Muito bom!
ResponderExcluirEspetacular! Montei a Ferrari 1/8 da mesma série e achei o kit muito impreciso, impressiona mesmo pelo tamanho e o trabalho extra.
ResponderExcluir